Neurogeriatria

As doenças neurológicas mais comuns na terceira idade são as doenças cerebrovasculares (Acidente Vascular Cerebral), doença de Parkinson e doença de Alzheimer.

A doença de Alzheimer é a causa de 60–70% dos casos de demência. A doença manifesta-se lentamente e vai-se agravando ao longo do tempo. O sintoma inicial mais comum é a perda de memória a curto prazo, com dificuldades em recordar eventos recentes. Os primeiros sintomas são geralmente confundidos com o processo normal de envelhecimento ou manifestações de stresse.



À medida que a doença evolui, o quadro de sintomas inclui dificuldades na linguagem, desorientação, perder-se com facilidade, alterações de humor, perda de motivação, desinteresse por cuidar de si próprio, desinteresse por tarefas quotidianas e comportamento agressivo. As causas de Alzheimer ainda não são totalmente compreendidas. Pensa-se que 70% do risco seja de origem genética. Entre outros fatores de risco estão a diabetes, apneia do sono, depressão e hipertensão arterial. O risco de Alzheimer pode ser diminuído com exercícios mentais, exercício físico e controlo da obesidade e diabetes.