Este é o primeiro estudo de um medicamento para tratar a obesidade (semaglutida 2,4 mg, nome comercial Wegovy) que demonstra uma redução de eventos cardiovasculares em pessoas com sobrepeso ou obesidade (sem diabetes) com histórico prévio de eventos cardiovasculares.
Numa média de 40 meses de acompanhamento, o risco de um evento cardiovascular foi reduzido em 20% com semaglutida versus placebo. A morte por qualquer causa foi reduzida em 19% e a insuficiência cardíaca foi reduzida em 18%. O AVC não fatal e a morte por eventos cardiovasculares foram ambos reduzidos com a semaglutida, mas não houve significância estatística.
Interessante que o benefício foi igual independentemente da idade, mais ou menos obeso, histórico de insuficiência cardíaca ou não, tipo de doença cardiovascular de base ou função renal.
Os eventos adversos que levaram à interrupção permanente da medicação ocorreram em 16,6% dos participantes do grupo semaglutida (a maioria dos quais foram devidos a efeitos colaterais gastrointestinais, que podem incluir náuseas, vômitos, diarréia, constipação) e 8,2% no grupo placebo.
No entanto, ocorreram eventos adversos numericamente mais graves no grupo placebo (36,4% dos participantes) do que no grupo semaglutida (33,4%). Houve um pequeno aumento do risco de acontecimentos relacionados com a vesícula biliar (2,8% com semaglutido vs 2,3% com placebo). E numericamente mais casos de pancreatite no grupo placebo (24) do que no grupo semaglutida (17).